terça-feira, 28 de julho de 2009

Felicidade realmente contagia

Dia desses saí para trabalhar atrasada e, por consequência, um pouco mal humorada. Nem sei por que estava assim, afinal chegar dez minutos atrasada não ia atrapalhar meu dia nem um pouco, mas esse era meu espírito quando peguei o carro para encarar a estrada. Para melhorar, lembrei que estava no carro do meu pai e que o meu, pela quinta vez em apenas três meses, estava na concessionária. A memória disso aumentou ainda mais meu mau humor.
Ao chegar à rotatória onde passo todo dia, olhei o senhor que sempre está lá vendendo acessórios para carros. Nunca havia me dado conta dele, mas enquanto esperava o sinal abrir, comecei a observá-lo. Ao perceber que eu estava olhando, ele abriu um sorriso enorme e me ofereceu um dos acessórios, dizendo que ficaria lindo em meu carro.
Abri o vidro e expliquei que aquele não era meu carro, mas sim do meu pai. E a resposta veio com outro sorriso:
“Mas então é seu, porque tudo que é do pai pertence ao filho”.
Agradeci, disse que no momento não precisava de nada, e ele, ainda sorrindo, me desejou um bom dia de trabalho e que Deus me abençoasse.
Quando o sinal abriu meu bom humor já estava de volta. Fiquei pensando naquele senhor, que deve ter quase 70 anos, com seu carro simples, mas muito bem cuidado, seus acessórios caprichosamente pendurados, e aquele sorriso cativante mostrando uma felicidade pura. Nada de reclamação, nada de lamentação por ainda estar trabalhando, quando já deveria estar desfrutando de uma aposentadoria tranquila.
E vi que felicidade realmente contagia. Eu já tinha essa concepção, mas aquele homem me fez ter certeza de algo em que eu já acreditava e tentava fazer os outros acreditarem. Todos os dias, ao passar naquele lugar, fico olhando para ver se ele já chegou. Engraçado que depois daquele dia nunca mais coincidiu de o sinal fechar quando chego. Mesmo assim, sempre o vejo conversando com alguém. Hoje mesmo o vi, e ele estava sentando em uma cadeira dobrável, lendo o que me pareceu uma Bíblia.
Não sei se ele sabe o quanto mudou meu humor naquele dia. Nem sei se ele sabe o quanto sua felicidade é contagiante. Mas sei que a sua figura, diariamente, me inspira a ser feliz. Porque felicidade, apesar de muitos não acreditarem, é muito mais fácil de ser conquistada do que a gente imagina. Basta ser feliz!

Nenhum comentário: