quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fé repassada

Não repasso e-mails religiosos que no final me “obrigam” a participar de uma novena ou algo do gênero. Aliás, não costumo repassar e-mail de nenhum tipo que contenha alguma “ameaça” ou que apele para minha fé. Repasso e-mails de piadas, histórias bonitas, faço pedidos de orações a amigos e até mesmo encaminho mensagens que acho interessantes de serem reencaminhadas, mas sem coagir meu remetente a passá-la adiante.
Todo dia recebo pelo menos dois ou três e-mails com visita de Nossa Senhora, de Jesus, de algum santo. Aliás, pelo tanto de visitas que recebo, eles devem estar morando em minha casa! Antes que alguém fique indignado com o que estou escrevendo, quero esclarecer que não acho ruim receber essas mensagens. O que acho ruim é a colocação no final de que eu TENHO de reenviar o que recebi. Algumas dessas mensagens veem com o apelo absurdo de que se fosse uma piada seria repassada sem problema, ou seja, quem não a repassa é porque tem vergonha do seu Deus.
Absurdo para mim é querer impor minha fé a outras pessoas. Afinal, nem todo mundo é católico como eu. Eu não sei a religião de todo mundo que está em minha lista de e-mails. E como posso querer que a pessoa receba de bom grado uma mensagem onde há uma ameaça implícita caso ela não a repasse?
Eu participo de novenas se quero, e não porque um e-mail me obriga. Afinal, isso acontece no mundo real. Ninguém vai a uma novena se não quiser, e nenhuma ameaça é feita caso a pessoa não participe. Acho interessante quando recebo mensagens que iniciam com o apelo “escolhi 12 pessoas especiais, espero ter feito uma boa escolha”. Bom, eu me considero uma pessoa especial, e o fato de não repassar nem participar da corrente não me faz sentir mal ou algo assim.
Pior que isso é quando existe a promessa de um milagre no final! Será que Deus realmente fica distribuindo milagres a torto e a direito através de e-mails? Será que todo mundo recebe um milagre desejado apenas porque repassou uma mensagem? Onde fica a verdadeira fé? Porque repassar mensagens é muito fácil... Mas fazer sacrifícios para conseguir aquilo que se deseja é bem mais difícil, não é mesmo?

Nenhum comentário: