domingo, 19 de julho de 2009

Maravilhoso presente de Deus

Amanhã é Dia do Amigo. Acho a data apenas simbólica, porque todo dia é dia do amigo. E isso falo porque tenho muitos amigos. Estejam eles longe, perto, ao lado, por telefone, no msn, no orkut, seja lá onde for... Eles sabem que estou aqui, para o que der e vier. E eu sei que posso contar com eles.
Outro dia uma pessoa me disse que “amigo de verdade é chato prá caralho”. Concordo. Amigo mesmo, de verdade, é aquele que está sempre ao nosso lado, mas não sempre passando a mão em nossa cabeça para toda cagada que fazemos. É aquele que arrisca a amizade mas abre o jogo quando vê que o outro está sendo feito de idiota pelo namorado, noivo, ou por outro amigo. É aquele que, mesmo quando encontra o grande amor de sua vida, pode até se afastar, mas não esquece daqueles que sempre estiveram ao seu lado enquanto ele estava sozinho.
Eu poderia ficar horas aqui dizendo o que é ser amigo, na minha concepção. Como também poderia ficar horas falando sobre o que não é ser amigo. Mas eu quer o falar de algo maravilhoso que me aconteceu hoje: eu ganhei um presente de Deus, para celebrar o Dia do Amigo.
Hoje recebi um convite de uma mulher para me adicionar no orkut. Essa mulher, que não vejo há mais de 20 anos, foi uma grande amiga no ginásio e no colegial. Depois disso mantivemos contato durante alguns anos, cheguei a mandar meu convite de formatura para ela... e simplesmente deixamos de nos escrever por um daqueles descuidos que depois lamentamos.
O mais legal foi termos conversado então pelo msn. Parecia que a gente tinha se falado ontem! Durante todos esses anos ela me procurou e eu a procurei, e nada. Quando entrei no orkut foi um dos primeiros nomes que cacei, e nada. E ela morando em Sampa há 11 anos, aqui do meu lado! Só para esclarecer: estudamos juntas em Pernambuco, quando eu morei na divisa com a Bahia.
Todo esse tempo e ela aqui... Não vou negar que chorei, porque chorei mesmo ao ler a mensagem dele, que morria de saudades e estava me procurando há tempos. E nossa conversa foi recheada de risos, de uma querendo contar para a outra tudo ao mesmo tempo, de emoção... De tudo aquilo que caracteriza a verdadeira amizade, que não se apaga com o tempo ou distância.
Esse foi meu presente de Deus. Agora já estamos planejando nosso encontro pessoalmente... Tem coisa melhor que saber que deixamos nossa marca em alguém que não encontramos há 22 anos? Esse é o amor de amigo: não acaba, não some... Pode ficar adormecido mas, quando despertado, volta em toda sua plenitude.
Que todos os meus amigos, hoje e sempre, saibam que meu coração está cheio de marcas: de carinho, de respeito, de amor, de compreensão, de companheirismo. Feliz Dia do Amigo!

Nenhum comentário: