domingo, 29 de janeiro de 2012

Irresponsabilidade punida

Por morar em Piracicaba e trabalhar em Americana pego a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) todos os dias e vejo cotidianamente motoristas irresponsáveis colocarem em risco a vida de pessoas com ultrapassagens perigosas a velocidades bem acima dos 100km/hora permitidos na pista. Um fato que tenho observado é que muitos desses motoristas são funcionários de empresas que, a despeito de estarem em horário de trabalho e com veículos que não são de sua propriedade, se aproveitam de uma suposta impunidade para fazerem todo tipo de loucura no trânsito, na certeza de que jamais serão denunciados.
No último dia 18 testemunhei uma dessas loucuras. Dois carros de uma empresa terceirizada da Telefônica estavam na rodovia correndo como loucos, praticamente fazendo uma “racha” em uma pista que estava bastante movimentada, por volta das 19h. Um deles passou por mim pela direita e por pouco não me fez parar no canteiro central. Como eu estava a 120km/hora, calculo que ele devia estar a uns 140 km/hora.
Ao invés de ficar xingando, liguei para a Polícia Rodoviária de Piracicaba e descrevi os dois carros. Quando passei pela Polícia ambos estavam sendo autuados. Parei e peguei a placa dos dois para reclamar à terceirizada. Achei que conseguiria o contato da empresa facilmente com a assessoria de imprensa da Telefônica, mas me enganei. Para meu espanto, a jornalista que me atendeu disse que a Telefônica não informava o contato de suas terceirizadas. Questionei a colega sobre essa proibição, e pude perceber que ela estava muito mais preocupada em saber se eu ia escrever mal da Telefônica em algum lugar, do que em me ajudar a simplesmente fazer uma reclamação na empresa sobre os funcionários.
Resumindo: por sorte, uma amiga do Face tem um irmão que trabalha nessa terceirizada, que entrou em contato comigo, e os dois funcionários receberam uma advertência e receberão orientações do técnico de segurança do trabalho sobre esse tipo de comportamento na estrada. Por isso, posso elogiar a TEL por ter se posicionado sobre o assunto e me dado essa satisfação, e lamentar a omissão da assessoria de imprensa da Telefônica. Se dependesse deles, eu até agora não teria conseguido entrar em contato com a empresa para falar sobre esses funcionários. De que adianta gastar milhões em propaganda se, quando um problema desses ocorre a Telefônica, ao invés de tentar ajudar o reclamante, fica blindando as terceirizadas? Depois não pode reclamar quando as pessoas não entendem que os carros são terceirizados e quando as pessoas falam que os motoristas da Telefônica correm como loucos nas estradas, coisa que já vi muito acontecer na SP-304.

Nenhum comentário: