domingo, 15 de janeiro de 2012

Missão quase cumprida

Próximo sábado faço 40 anos. Parecia que ia demorar muito a chegar essa data, mas quando me dei conta, ela começou a aparecer bem alto no horizonte, há mais ou menos seis meses, quando percebi que estava chegando aos dígitos que marcam o verdadeiro início de tudo. Afinal, não vivem dizendo que a vida começa aos 40?
Assim como em várias datas redondas, chegar aos 40 faz a gente parar e dar uma bela refletida na vida. Aos 15 pensamos no que estaríamos fazendo quando chegássemos aos 18; aos 20 pensamos no que vamos fazer quando chegarmos aos 25; aos 30 queremos estar com a vida estabilizada... E aos 40, o que nos espera? O que alcançamos?
Não escapei desse clichê da autoanálise do que conquistei e do que deixei de conquistar ao longo desses anos. Não vou dizer que sou uma pessoa realizada em todos os aspectos, mas dentro do que me propus em minha vida, consegui realizar muitos objetivos que havia proposto bem lá atrás. Minha viagem ao Egito, por exemplo, que desde criança eu dizia que iria conhecer. Demorou, mas antes dos 40 eu realizei esse sonho.
Conseguir minha realização profissional era o que eu mais queria. E sim, eu sou realizada profissionalmente. Como todo mundo, existem problemas, mas o fato de eu trabalhar naquilo que sempre quis me faz uma pessoa feliz com o que faço. Poderia talvez ter conquistado mais nesse aspecto? Sim, mas quem sabe se eu estaria melhor do que estou hoje?
Estou falando tudo isso porque, nesta autoanálise que fiz dessas quatro décadas, pude chegar à feliz conclusão de que, no final, consegui conquistar quase tudo que queria. Não que minhas ambições tenham acabado – mas estou feliz com o que tenho neste momento. Não me lamento por aquilo que poderia ter feito quando mais nova e não fiz. Se não o fiz, é porque não era tão importante assim. O que fiz, errando ou acertando, me fez chegar às quatro décadas sem arrependimentos.
Ao fazermos essas análises da vida, vejo muita gente se apegando àquilo que não fez, que não conseguiu, e esquecendo o que foi conquistado. Muitas vezes temos até mais do que aquilo que esperávamos mais, por ambições que nem chegam a ser nossas, acabamos frustrados por não estarmos naquele patamar esperado. E me vem a pergunta: mas esperado por quem?
Para quem quase foi ficar com São Pedro (sim, eu acredito que vou para o céu), avalio que chegar aos 40 anos com saúde é a maior conquista que eu podia ter. Ainda tenho ambições e sonhos a serem realizados – que com certeza chegarão na hora certa. Enquanto isso, aproveito e sou feliz pelo que consegui até agora. O que vier no futuro, com certeza, será muito bem valorizado.

Um comentário:

Izabel Martin dos Santos disse...

Acredito que a meta mais importante de nossas vidas sejam saúde e felicidade, parabéns guerreira.