sexta-feira, 29 de abril de 2011

E a "sapa" virou princesa...

Nos últimos dias, o assunto que tomou conta de todas as mídias foi o casamento do Príncipe William com Kate Middleton. Não tem como fugir do tema, que ainda deve render muitas matérias, após a cerimônia que acontece hoje pela manhã. Tenho ouvido muita gente falar que não aguenta mais ouvir falar no enlace, que vem sendo considerado o casamento do ano.
Guardadas as devidas proporções, o mesmo frisson tomou conta do mundo por ocasião das bodas de Diana e Charles, em 1981. Tinha nove anos, e lembro-me perfeitamente de ter assistido a cerimônia pela televisão. Imagine o que significava para uma menina de nove anos ver um casamento de princesa “de verdade”! Aos meus olhos de criança, Diana personificava todas as personagens que eu tinha visto nos livros, e havia encontrado seu príncipe encantado.
Li em vários lugares comparações entre a futura princesa e Diana. Exceto pela beleza de ambas, que não podemos desconsiderar, acredito que Kate se equipara muito mais à Camila Parker Bowles, a segunda esposa de Charles, por quem ele sempre foi apaixonado e não hesitou em abdicar do trono para ficar com ela.
Feia, desengonçada, velha, mal arrumada. Inúmeros foram os “adjetivos” usados pela imprensa para descrever Camila, que esperou pacientemente por mais de 30 anos para casar com o então herdeiro do trono inglês. Finalmente, em 9 de abril de 2005, em uma cerimônia discreta e curta (apenas 25 minutos), ela conseguiu ficar com o homem que sempre amou, mesmo enquanto esteve casada.
Kate esperou apenas oito anos para se tornar princesa. Desde sempre, definiu para si mesma que iria conquistar William. Assim como ela, milhares de inglesas tinham o mesmo sonho. A diferença é que Kate foi atrás do seu objetivo: matriculou-se na mesma universidade que ele, e foi conquistando William aos poucos. Nesses oito anos, o príncipe já chegou a ser flagrado em uma boate com a mão nos seios de outra mulher – como um “remake” de seu pai, que teve um telefonema um tanto erótico dado à Camila descoberto e divulgado ao mundo todo. Mesmo com o escândalo e a repercussão da foto no mundo todo, Kate ficou firme e manteve o namoro. Um objetivo maior a movia: a coroa de princesa, que ela finalmente conseguiu.
Como Camila, que esperou Charles casar, divorciar, enfrentar a família real e a opinião pública inglesa, para finalmente ficar ao seu lado, a futura Lady Kate (Tô Podeno!) deve ter aguentado muita coisa para estar hoje no trono mais ambicionado da Europa, dentro da monarquia mais famosa do mundo. Diferente dos contos de fadas, onde a princesa esperava apenas pelo beijo do príncipe para selar o amor, Kate saiu do posto de simples ‘sapa’ para ganhar o glamour da realeza. Um conto de fadas moderno, sem dúvidas, e que até o momento teve o final feliz que todos esperavam.

Nenhum comentário: