quinta-feira, 21 de abril de 2011

Verdades (?) que não aceitamos

Existem verdades universais que, de tão aceitas e assimiladas pelas pessoas, causam espanto e até mesmo briga quando contestadas por aqueles que não acreditam nelas. Uma delas, e talvez a mais famosa, seja a história da chegada do homem à lua, teoricamente ocorrida em 20 de julho de 1969.
Sou do grupo de pessoas que não acredita que o homem chegou à lua. Não pretendo aqui fazer valer minha teoria com argumentos, mas basta uma breve pesquisa na internet e é possível navegar por milhares de sites que apresentam provas de que o famoso voo simplesmente é uma farsa.
Muita gente, ao me ouvir admitir essa minha “não crença”, espanta-se e me critica. Já ouvi frases do tipo “como uma pessoa que lê tanto pode ser tão ignorante?” até “eu esperava mais de uma jornalista”. Como minha crença não se baseia apenas no “achismo”, mas sim em muita pesquisa, mantenho meu ponto de vista sem me sentir ofendida por quem não acredita em mim, e nem tento fazer com os outros pensem como eu.
A ideia de que o homem não chegou à Lua faz parte das chamadas “teorias da conspiração” que pipocam aos milhares em todo o mundo. Outra dessas verdades universais que já vi sendo muito contestada é a de que o terrorista Osama Bin Laden organizou sozinho todo o ataque ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001.
Para muita gente, os sequestros dos aviões e os atos terroristas daquele dia fazem parte de um plano orquestrado pelo próprio governo americano para justificar uma invasão ao Afeganistão. Interessante nessa história é que, a despeito de todo poder de fogo da potência americana e das buscas incessantes pelo terrorista mais famoso do mundo, ele ainda não foi encontrado. Será que ele está tão escondido assim, ou na realidade protegido?
Verdades universais nem sempre são irretocáveis. Em 2003, os Estados Unidos conseguiram convencer boa parte da população mundial de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, e uma invasão ao país de Saddam Hussein era totalmente para que o líder do país árabe fosse desarmado. Como se viu depois, as famosas provas não existiam, e a presença americana no país é um grande problema que Barack Obama ainda não conseguiu resolver.
Alguém pode estar se perguntando agora: mas quase 42 anos depois da chegada do homem à lua, essa mulher ainda não acredita em todas as imagens e vídeos divulgados no mundo todo? Ainda não. Para mim, essa história se encaixa nas verdades retocáveis – apenas não sei se isso vai acontecer enquanto eu for viva. Mas minha crença, tenho certeza, vai morrer comigo.

Nenhum comentário: