domingo, 20 de novembro de 2011

Natal muito antecipado

Pouco passamos do meio do mês e os enfeites e músicas de Natal já tomam conta de lojas, ruas e casas. Em outubro me lembro de ter visto a primeira propaganda de Natal, enquanto assistia a um seriado num canal pago. Achei interessante aquela propaganda, jogada no meio da programação, e ainda lembro que pensei que o canal estava bem adiantado em relação aos outros. Pouco tempo depois, em outras emissoras, vi que o espírito natalino também já havia chegado.
A sensação que tenho, com o passar dos anos, é que o tempo agora anda numa velocidade muito acima da média. Lembro-me que, quando criança, eu ficava esperando ansiosa para chegar essa época do ano – e ela somente chegava em dezembro mesmo! Meus pais tinham o costume de comprar nossos presentes um mês antes do Natal, e parecia uma tortura sem fim ver aquela caixa fechada, que somente poderia ser aberta no dia certo.
Hoje parece que o Natal chega cada vez mais cedo. Ruas enfeitadas e músicas natalinas em outubro, quando mal saímos do Dia das Crianças, na verdade me lembram do consumismo desenfreado que se tornou a data mais importante do mundo cristão. Sempre deixamos para a última hora para comprarmos todos os presentes, mas isso não impede que as lojas estejam desde já fazendo mil ofertas mirabolantes com promessas de primeiro pagamento apenas em janeiro, ou seja, em 2012. O problema é que, na velocidade de hoje em dia, o ano que vem está cada vez mais próximo.
Com isso, acredito que a grande magia do Natal esteja cada vez mais perdendo seu encanto, principalmente para os adultos. Crianças sempre vão se encantar com a figura do Papai Noel, com as renas, com a árvore de Natal enfeitada, com todos os símbolos dessa data. Quanto mais esse espírito persistir para elas, melhor. Afinal, a expectativa de saber que os presentes estão chegando é tão gostosa quando ganhar o presente em si.
Para muitos adultos, porém, acredito que essa chegada cada vez mais antecipada do Natal pode trazer aquele sentimento de urgência que todos temos quando mais um fim de semana se aproxima. Faltando apenas 35 dias para o aniversário de Jesus Cristo, já nos vemos às voltas com as preocupações do que comprar, para quem, e com quanto. Acredito que o verdadeiro espírito cristão ainda não tocou a grande maioria dos corações. Queria ter sentido aquela coisa gostosa de quando criança, em que a visão do Papai Noel me lembrava da reunião na casa dos meus avós e a alegria de abrir o presente tão esperado. Infelizmente, apenas senti ainda a urgência de que o tempo está passando depressa demais – sem nos dar tempo de verdadeiramente sentirmos a importância dessa data.

Um comentário:

Inaie disse...

querida, pra magia do Natal voltar a reinar, participa dessa promocao: meu blog ta fazendo um sorteio de um kit de scrapbooking digital da My Memories, que vale 80 dolares. O sorteio e amanha - vai la dar uma olhadinha.