domingo, 18 de dezembro de 2011

Vamos divulgar gentileza?

O Facebook ganhou força no Brasil como um espaço para reclamações contra empresas, desabafos de consumidores mal atendidos, e, de uns tempos para cá, passou a ser o principal veículo para divulgação de crimes bárbaros. Fotos de supostos estupradores, espancadores, e pessoas que maltratam animais dia a dia preenchem as páginas, muitas vezes sem que a veracidade do crime tenha sido autenticada. Em todas as postagens, a mesma tônica: o suposto acusado merece ser tratado da mesma maneira que cometeu seu crime. Assim, a incitação à violência, que todos dizem ser contra, parece unânime quando se trata de punir um criminoso.
A semana terminou com mais uma denúncia de maus tratos a animais, com o vídeo de uma mulher batendo em um yorkshire, que acabou morrendo. Por mórbida curiosidade vi as imagens que realmente deixam qualquer um revoltado, principalmente porque a violência contra o pequeno animal é cometida em frente ao filho de três da mulher, que assiste a tudo passivamente, e acredito que sem entender direito o que está se passando. O vídeo estava sendo exaustivamente partilhado por quase todos os membros do site, e ao mesmo tempo todos os dados pessoais da mulher foram divulgados.
Muitas vezes me pego com raiva de agressores, principalmente quando o crime é cometido contra crianças. A vontade que me dá é de fazer com a pessoa a mesma coisa que ela fez com o pequeno indefeso, mas meus instintos de humanidade sempre se sobrepõem a esse sentimento.
Noto que, quando a postagem se refere à violência, preconceito, crime, enfim, a acontecimentos negativos e chocantes, as postagens são partilhadas sem descanso. Parece que a minha raiva precisa ser repartida com meus amigos, que por sua vez partilharão com seus amigos, e assim sucessivamente. Já postei textos sobre assuntos assim, mas dei hoje uma busca em meu histórico e notei que a grande maioria de minhas postagens versam sobre cultura, imagens engraçadas ou irônicas, e muita mensagem positiva.
O colega jornalista Marcelo Pendezza na sexta-feira fez no Facebook um desabafo que me inspirou a esse texto: está na hora de começarmos também a divulgar coisas boas no site. Para coroar seu pensamento, Marcelo colocou a frase célebre do profeta Gentileza: “Gentileza gera gentileza”.
Concordo com o colega. Devemos sim nos indignar com acontecimentos absurdos como uma agressão a um animal indefeso, mas na mesma medida podemos e devemos divulgar sempre atos de companheirismo, de amor ao próximo, de fé em Deus, de alegria. Muitas vezes um dia que começou ruim pode mudar com uma palavra amiga, com uma piada engraçada, com um pensamento positivo. Nossos instintos de vingança e raiva precisam ter a mesma intensidade de nossos valores positivos. Para mim, essa é a melhor maneira de se começar a melhorar a sociedade, e conseguir com que esses acontecimentos negativos passem a ser mais raros.

Nenhum comentário: