quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rafinha merece mesmo ser defendido?

Acho interessante ver pessoas comparando o que está acontecendo com o Rafinha Bastos (a velha história babaca de "liberdade de expressão", que está sendo totalmente deturpada do seu sentido real), com a falta de punições aos nossos políticos corruptos. Se os políticos são corruptos, muito dessa impunidade é culpa nossa, que votamos naqueles que, ao chegarem ao poder, buscam apenas os benefícios que ele proporciona, se esquecendo de que devem legislar em favor do povo, e não de si próprios. Quem aqui realmente fiscaliza o que faz aquele deputado que ganhou seu voto? Acredito que raras exceções, e eu mesma não me incluo nelas. Quanto ao Rafinha Bastos, infelizmente foi preciso ele mexer com gente grande para que finalmente algo fosse feito contra suas declarações extremamente preconceituosas. Aliás, ele somente não se aventurou a fazer piadas com gays e negros porque sabe que a legislação criminaliza esse tipo de preconceito, então virou sua metralhadora contra mulheres "feias" (como se a dele fosse uma miss, e está bem longe disso!), tendo respaldo de boa parte da população masculina, o que mostra claramente o quanto ainda estamos naquele pensamento machista de que mulher pede para ser estuprada. O fato de não acontecer nada com os políticos corruptos não justifica que nada aconteça com quem dissemina preconceito e faz declarações absurdas. Não cobramos dos políticos ética e honestidade, mas isso não nos dá o direito de achar que quem se sente ofendido moralmente com as declarações desse chamado "formador de opinião" fique calado e não tome as medidas que achar cabíveis. Assim como a grande maioria das pessoas, Ronaldo se posicionou contra Rafinha quando se sentiu atingido por causa de seu sócio - mas quantos de nós buscamos direitos e cobramos obrigações apenas para os outros, sem interesse próprio? Portanto, quem está tão indignado com o que houve com esse humorista, deveria também usar essa indignação para coisas mais úteis - como, por exemplo, para o tratamento dado normalmente às vítimas de estupro, que são geralmente acusadas, nas entrelinhas, de terem "procurado" a violência da qual foram vítimas. Falta muito para que nossos políticos sejam realmente representantes do povo, mas acho que aidna falta muito mais para que as pessoas entendam que um erro jamais vai justificar outro.

2 comentários:

José Rodolfo disse...

Olá Déa! Tudo bem?
Venho acompanhando seu blog e acho algumas post interessantes.
Porém, hoje resolvi manifestar minha humildade opinião.
Concordo com vc em relação a comparação entre o Rafinha e os políticos. Realmente ele está exagerando e uma hora iria acontecer o que aconteceu.

Mas vou tentar tentar enumerar algumas coisas que eu li de comediantes em apoio ao Rafinha, quanto a discussão que eu e meu amigo (somos jornalistas) tivemos sobre isso.

1- A profissão do Rafinha já diz por ele: Comediante. Logo, as pessoas, quem quer que seja, deveriam estar acostumados com certo tipo de piada (felizes ou infelizes)

2- Eu li que o Rafinha só foi suspenso, pq o Ronaldo e o marido da Wanessa, colocaram propagandas la no CQC. Não sei se isso procede. Acredito que se os dois não tivesse "vínculo" nenhum com o CQC, o Ronaldo não teria se manifestado.

3- O Marcelo Tas e o Marco Luque "riram" da piadinha do Bastos. Porém, quando a repercussão da possível suspensão, eles mudaram de lado e reputiaram a piada, dizendo que foi de mau gosto. Vamos dizer que eles foram "traíras" com o Rafinha.

4- Um comediante que defendeu o Rafinha, diz que Chico Anísio fazia muitas piadas desse gênero, porém, ele estava travestido de um (a)personagem e que todos achavam graça.

Por fim, vou colocar um trecho do post do Marco Antonio Araujo, que tem um blog chamado O PROVOCADOR no R7. Pelo nome, podemos dizer que ele pode ser sarcástico, mas concordo com uma parte que ele escreveu.

"Se a equipe do CQC tivesse algum compromisso sincero com a liberdade de expressão, se toda aquele discurso desbragado e arrogante contra o politicamente correto fosse pra valer, só haveria uma decisão decente: um pedido coletivo de demissão.Essa turma não gosta de humorismo. Gosta é de dinheiro. Fazem qualquer coisa por seus empregos e merchandisings. Eles se levam a sério demais.

Enfim, te dou os parabéns pelo blog. E continuarei acompanhando.

Creio que o seu tempo seja corrido, porém, mas poderia escrever mais vezes..rs.

Beijos

Déa disse...

Olá José Rodolfo! Obrigada pelas suas palavras! Realmente, preciso escrever mais, mas quando estou trabalhando meu dia acaba sendo lendo tanta coisa que chego em casa e a cabeça está cheia demais... risos... Vamos ver se nesses dias de folga eu me animo a isso...

Beijos!