domingo, 12 de junho de 2011

Uma hora a máscara cai

O Dia dos Namorados é aquela data em que os solteiros, ou “desnamorados”, ficam de fora das programações especiais feitas em todos os bares e restaurantes para casais apaixonados. Encontrar o par perfeito ainda é o sonho de muita gente, e para isso valem todos os recursos: sair, encontros às escuras, pedir ajuda aos amigos, e até mesmo se inscrever nos sites de relacionamento, que se tornaram febre na última década.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos e publicada essa semana mostrou um dado interessante sobre esses sites: os homens mentem nome e idade, e as mulheres enganam sobre peso. Foram analisadas 14 categorias, como nome, informações de contato pessoal e status de relacionamento. Em 13 desses itens, os homens mentem mais do que as mulheres. Por exemplo: 19% dos homens mentem sobre o nome e 18% não são honestos a respeito da idade. Enquanto isso, 11% das mulheres mentem sobre o seu peso.
A despeito de a pesquisa ser meio óbvia, ainda fico espantada em ver como as pessoas acreditam que, por estarem com um perfil na internet, elas podem mentir à vontade, sem problema algum. Mulher mentir o peso eu acho idiotice, mas não considero um pecado grave – afinal, dizer o quanto se pesa, principalmente para quem está acima do que é considerado ideal numa sociedade como a nossa, é eliminar qualquer chance de encontrar o par perfeito. Além disso, muitas vezes o peso da balança não aparece no corpo – conheço pessoas que parecem bem mais magras do que são realmente.
Mas mentir nome e idade, na minha concepção, é bem mais grave. Afinal, se quero encontrar alguém para um relacionamento, devo partir do princípio que a pessoa precisa confiar em mim, assim como eu nela. Lembro-me de uma amiga que conheceu em um chat um rapaz muito simpático e que, em vários aspectos, correspondia a tudo que ela buscava. Os dois sempre conversavam e trocavam e-mails, e um belo dia resolveram trocar fotos. Ela havia se descrito da maneira correta, e a foto que mandou ao rapaz correspondia à realidade. Ele havia dito que tinha “corpo atlético” de tanto malhar e que era moreno claro. A foto, porém, mostrava um homem completamente diferente: além de ser super magro (acho que a cintura dele era da largura da minha coxa!) ele era negro. Claro que, depois disso, as conversas esfriaram, e ela ficou super chateada. Quando eu questionei qual era o grande problema, ela me disse: “Se ele mentiu sobre a aparência física, imagino que todo o resto vou ter de investigar. Como posso iniciar um namoro com uma desconfiança assim?”
Ela estava certa. Mentir num começo de namoro acaba com qualquer chance de o relacionamento dar certo. Porque, por mais que a pessoa se esforce, uma hora a máscara cai. E aí, não tem milagre que faça renascer o encanto perdido.

Nenhum comentário: