quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A importância da reputação

O título desse artigo com certeza vai chamar a atenção daqueles que me conhecem. Afinal, uma das minhas filosofias de vida se baseia no seguinte pensamento de Bob Marley: “Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles”.
Conheço pessoas que não fazem nada sem se preocupar com a repercussão que isso possa ter perante os outros. Não vão a determinado lugar porque “pode pegar mal”, não usam uma roupa mais decotada “porque vou ficar com fama de vulgar”, afirmam que gostam de coisas que nem curtem “porque fica chato eu dizer para o pessoal que na verdade odeio esse programa”. Acabam adotando atitudes que não condizem com suas filosofias de vida, mas se adaptam perfeitamente ao que chamamos de “boa reputação”.
Mas qual a importância da opinião de pessoas que não fazem parte do nosso círculo real de amigos, família, colegas de trabalho? Quando falo em círculo “real”, estou me referindo àqueles que verdadeiramente contam em nossas vidas. Não estou me referindo à opinião daquele vizinho que, a despeito de mal me conhecer, acha que sou uma “solteirona” que vive na farra. Muito menos a daquela tia que sempre tem uma crítica negativa (e muitas vezes venenosa) a fazer sobre qualquer comportamento que eu adote. E menos ainda a daquele colega de trabalho que mal me cumprimenta e sequer sabe direito meu nome.
E noto que perdemos muito tempo em nossas vidas nos preocupando com a nossa reputação perante pessoas que não fazem a menor diferença – enquanto esquecemos de prestar atenção em atitudes que podem nos desmerecer junto àqueles que nos são importantes. Não nos importamos de sermos muitas vezes rudes com um amigo próximo porque ele conhece o nosso jeito, mas deixamos até de dormir se acharmos que fomos minimamente grosseiros com aquela pessoa venenosa que faz parte da nossa convivência. Porque, no fundo, nos preocupamos com qual a imagem que essa pessoa fará da gente para os outros (que muitas vezes nem conhecemos).
Quando decidi adotar o pensamento de Bob Marley, vi que minha vida melhorou muito. Somente me preocupo se o que penso ou faço vai ofender alguém que me é muito importante. Porque, conforme li em algum lugar que não me recordo agora: “Reputação é aquilo que os homens vão falar na sua sepultura. Caráter é aquilo que os anjos falarão de você a Deus”. Definitivamente, a opinião de Deus é a que mais conta para mim.

Nenhum comentário: