quinta-feira, 22 de abril de 2010

Orgulho de ser brasileira

Hoje comemoramos os 510 anos do descobrimento do Brasil. Diferente do dia de Tiradentes e da inauguração de Brasília, comemorados com uma festa que atraiu um milhão de pessoas na capital do País, praticamente não vi nada que lembrasse o surgimento da nossa terra natal. Uma data importante e, por mais que muitos não queiram admitir, que enche de orgulho a maioria dos brasileiros.
Eu me incluo nessa maioria. Tenho muito orgulho de ser brasileira. Já morei fora e, quando as pessoas me perguntavam de onde eu era, sempre enchia o peito para falar que era do Brasil. Engraçado que a maioria pensava que eu era do Leste Europeu (por ser muito branca) ou dos países do Mediterrâneo (pelo sotaque). Um dia comentei isso com uma amiga e ela me disse que teria o maior orgulho de ser confundida com uma europeia, e que não hesitaria em mentir sua origem. Lembro da minha reação indignada: “Pois eu tenho muito orgulho de ser brasileira, e não faço a mínima questão de ser confundida com outro povo!”, exclamei.
Ufanismos à parte, acredito que temos sim de nos orgulhar do nosso País. Temos problemas? Muitos, assim como todos os países têm. Não devemos nos comparar com os piores, mas também não podemos achar que o resto do mundo é melhor do que a gente. Esse brio que não temos é que nos faz falta. Ao invés de nos orgulharmos e tentarmos mudar o que está errado, achamos mais fácil ficar reclamando, resmungando, criticando, mas sem fazer nada.
Criticamos os políticos mas, quando chegam as eleições, acabamos votando nos mesmos nomes que estão há séculos no poder e nunca fizeram nada de produtivo para esse País. Criticamos os corruptos mas, se temos a chance de subornar um guarda para nos livrarmos de uma multa, não hesitamos cinco minutos. Ou seja, falamos mal de todas as mazelas que existem no Brasil, mas não fazemos muito esforço para mudá-las.
O que muita gente não sabe é que somos olhados com muito carinho pelos estrangeiros de caráter. Somos vistos como um povo hospitaleiro, como um País que tem belezas naturais incríveis, como uma gente solidária e alegre, que luta para superar os obstáculos cotidianos com um bom humor contagiante. Sim, existem aqueles que nos enxergam como uma republiqueta cheia de corruptos e um paraíso do turismo sexual. Turismo esse que existe em todos os países, mas que não é mostrado na televisão com tanta frequência. Ou as pessoas acreditam que nos Estados Unidos, país com a maior indústria pornográfica do mundo, esse problema não existe?
Está mais do que na hora de nos orgulharmos do povo que somos, do País em que vivemos e das riquezas que possuímos. Não falo apenas de ficar batendo no peito e ser ufanista, mas também de agir para que as coisas mudem. Orgulho a gente sente quando consegue fazer aquilo em que ninguém mais acredita. E precisamos voltar a acreditar em nosso País. Portanto, parabéns pelos nossos 510 anos como Nação!

Nenhum comentário: