segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fama esmagadora

E Susan Boyle, a grande sensação do mundo todo, perdeu a final do Britains Got Talent (literalmente, Britânicos têm talento). Quem não ouviu falar dessa escocesa de 48 anos que nunca beijou e arrebatou fãs no mundo todo com sua voz impecável deve estar incomunicável em algum lugar longínquo, sem acesso a qualquer tipo de informação. Seu vídeo postado no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=X9whxWNI7bE&feature=related) há pouco mais de um mês já foi visto mais de 100 milhões de vezes. Eu, particularmente, cada vez que o vejo me emociono. E imagino que isso aconteça com muita gente.
Antes mesmo de o concurso terminar ela já havia virado uma celebridade. Portanto, mesmo perdendo, já tem seu lugar garantido ao sol. Convites de gravadoras e de um dos maiores produtores de musicais da atualidade, Andrew Lloid Weber, já fazem parte de sua realidade. Assim, a perda parecia algo menor diante do fenômeno mundial que ela se tornou.
Qual não foi minha surpresa hoje ao ler que a simpática senhora, após toda essa expectativa que a cercou nas últimas semanas, havia sido internada por esgotamento físico e mental diante de toda a pressão para que ganhasse o concurso (http://entretenimento.br.msn.com/famosidades/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=20141559).
E, pensando bem, faz sentido esse esgotamento. Afinal, Susan perdeu para um grupo de dança. Sem desmerecer os dançarinos, que se mostraram criativos, mas fáceis de serem imitados, ela deveria ter ganhado o prêmio. A escocesa tem uma voz inigualável, nunca fez aula de canto, sempre levou sua vidinha simples na sua vila e, quando teve a chance, perdeu. Houve gente que justificou sua perda dizendo que ela já ia fazer sucesso mesmo, por isso foi melhor que outro participante ganhasse.
Raciocínio meio ilógico: eu sou o melhor, vou conseguir mais, então por isso deixem que aquele que não é tão bom quanto eu ganhe o prêmio? Oras, o concurso é para revelar talentos, e isso Susan tem de sobra. Se dependesse dos jurados, ela com certeza teria sido a grande campeã, mas como dependeu de votação popular...
A fama esmagou Susan. Uma pessoa que sempre viveu escondida de repente se expôs ao mundo todo e, do nada, lhe tiraram o objetivo maior que ela havia perseguido: ganhar o concurso. Nada mais normal que ela tenha mesmo se internado depois de tudo isso. E não adianta a justificativa de que ela vai ganhar muito mais: para Susan, aquele era o ponto mais importante, até o momento, de toda a sua vida. Uma pena que o público britânico não tenha valorizado esse diamante que está sendo lapidado aos olhos do mundo todo.

2 comentários:

JLuís disse...

Parabéns, vamos fazer disso aqui uma mesa de bar literalmente, conte comigo, beijos (ahhh ia me esquecendo!! fui o primeiro heim?? kkkkkkkkk)

Déa disse...

O objetivo é esse mesmo: fazer uma bela mesa de boteco virtual... risos... Seja muito bem vindo!