sábado, 10 de agosto de 2013

Respeito é via de mão dupla


Está circulando na internet desde a última sexta-feira um vídeo que mostra o deputado federal Marcos Feliciano (PSC-SP) em um voo de Brasília a São Paulo, sentado em sua poltrona em silêncio, enquanto dois homens ficam a sua frente cantando “Robocop Gay” e fazendo provocações. Os dois tentam fazer um tipo de “protesto” dentro do avião contra o parlamentar, mas pelo vídeo é possível perceber que não são seguidos pelos outros passageiros. O tempo todo da provocação, Feliciano fica em silêncio.
Longe de mim defender esse deputado e suas ideias retrógradas e preconceituosas sobre homossexuais e mulheres. Aliás, já até escrevi aqui sobre essa mesma pessoa, deixando bem claro que não concordo com nenhuma de suas colocações absurdas. Mas o vídeo que vi sendo disseminado, com comentários em sua maioria favoráveis à atitude dos dois passageiros, também não me representa, como costumam dizer aqueles que repudiam o parlamentar.
E por que não me representa? Porque sempre acreditei e ainda acredito que respeito é uma via de mão dupla. Feliciano não respeita homossexuais nem mulheres, isso é fato. Cada proposta sua visa desmerecer as conquistas tanto de um como de outro em nossa sociedade, e devemos comemorar que tentativas de volta à Idade Média têm sido derrubadas dentro do Congresso, muito em parte pela pressão que a sociedade tem feito sobre os assuntos. Porém, ficar cantando “Robocop Gay” dentro de um avião, dançando e gritando, não é também a melhor forma de ser respeitado. Se olharmos bem o vídeo, é possível ver que um passageiro se irritou com a gritaria, e a grande maioria preferiu ignorar os manifestantes. Também vi na internet muita gente que como eu, abomina Feliciano, mas que achou a atitude dos dois homens simplesmente inútil em termos de respeito aos homossexuais – além de ter sido totalmente ridícula.
Se fosse o inverso – Feliciano provocando homossexuais – as pessoas iriam divulgar o vídeo e achar sua atitude engraçada ou merecedora de elogios? No mínimo estariam dizendo que era homofobia, se inflamando contra a atitude do deputado, exigindo desculpas e providências legais. Eu mesma, a cada colocação idiota desse parlamentar, costumo me manifestar com algum comentário no Facebook.
E aí chego ao ponto da via de mão dupla: condenamos Feliciano por suas declarações preconceituosas, e aplaudimos duas pessoas que o provocam depreciativamente em um avião? O mesmo respeito que exigimos do deputado temos de exigir das outras pessoas. Mesmo não concordando com absolutamente nada do que Feliciano prega, jamais o iria xingar ou provocar se o encontrasse em um avião. Minha resposta a ele está nas urnas, votando em pessoas que barrem seus projetos absurdos.
Quem quiser ver o vídeo, basta acessar http://www.youtube.com/watch?v=vVr88ROUJL8.

Um comentário:

Claudio Schiavi disse...

Não cheguei a ver o vídeo e talvez nem o faça. Antes de ler sua matéria já achava também que era falta de respeito com aquela pessoa, com a qual não concordo com suas ideias. É a mesma coisa que aconteceu com o Sarney: todos sabem quem é esse político e agora que ele esteve hospitalizado choveram comentários maldosos e sem proposito desejando o pior para ele. Porque não aproveitaram para expressar todo esse ódio nas urnas enaqunto ele estava com saúde?